terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Dica de livro: Buy-Ology

Muitas teorias já foram desenvolvidas sobre a influência das marcas e da publicidade no comportamento de compra das pessoas. Recentemente a ciência resolveu dar a sua contribuição a esse debate ao emprestar técnicas anteriormente usadas para estudos neurológicos a pesquisadores da área de marketing. Gerald Zaltman, sociólogo e professor de Harvard, publicou em 2003 ótimo livro chamado ‘How Customers Think’, que em português ganhou a equivocada tradução de ‘Afinal, o que os Clientes Querem?’. Ano passado foi a vez do consultor Martin Lindstrom navegar nas águas do neuromarketing, com o seu ‘Buy-Ology’, livro que resume os resultados de três anos de estudos feitos em parceria com pesquisadores de Oxford.

Depois de expor cerca de 2 mil voluntários de diferentes partes do planeta a distintos estímulos de marketing e radiografar suas mentes durante as experiências, Lindstrom acredita ter confirmado teses e derrubado mitos sobre a eficácia das estratégias de marketing. Um exemplo interessante é a analogia entre marcas e religião. O estudo comprovou que as manifestações cerebrais de freiras rezando e de consumidores expostos a produtos icônicos, como um iPod e uma motocicleta Harley-Davidson são praticamente idênticas. A relação entre consumo, cheiros e música, as mensagens subliminares que recebemos diariamente das marcas e a força dos rituais compartilhados inconscientemente, como o hábito de abrir o biscoito recheado, lamber o recheio e depois comer cada metade, são outros temas abordados no livro.


Apesar de ainda não ter sido traduzido para o português, o Buy-Ology pode ser comprado em livrarias brasileiras, como a Saraiva e a Cultura.

Buy-Ology – Truth and Lies About Why We Buy. Martin Lindstrom, Editora Doubleday, 240 páginas, R$ 77,80

Um comentário:

Douglas Merighi disse...

É torcer pra chegar a versão em PT-BR...