segunda-feira, 3 de março de 2008

Produtos e Serviços grátis - isso é apenas o começo

Há tempos um assunto frequentava meus pensamentos - como a idéia ousada do Radiohead, que disponibilizou as canções do 'In Rainbows' para download pelo preço que os clientes quisessem pagar, acabou ajudando as vendas do CD nas lojas tradicionais. Penso que algo parecido, embora acidental, tenha acontecido com o 'Tropa de Elite', que apesar (ou talvez justamente por isso) de ter sido visto por milhões em cópias piratas, fez bonito nas bilheterias dos cinemas brasileiros. Em resumo, acredito que a propaganda gerada pela distribuição gratuita, ou quase gratuita, desses produtos culturais teve grande patrcela de culpa no sucesso que eles obtiveram no mercado tradicional.

Queria escrever sobre isso, mas ainda não tinha encontrado um bom gancho ou argumentos mais consistentes. Ainda no sábado, conversando com amigos na tranquilidade da Fazenda Capoava, onde passava o final de semana, esse assunto voltou à baila. Pois bem, no domingo, ainda na fazenda, eu navegava na web pesquisando assuntos para as colunas da semana no Blue Bus e na Band News, quando o artigo do Chris Anderson, editor da Wired caiu no meu colo (leia aqui). Para quem não está ligando o nome à pessoa, trata-se do cara que escreveu 'A Cauda Longa', um dos melhores livros de 2006. Ele escolheu para tema do seu novo livro, que sai em 2009, exatamente o aumento do número de empresas que oferecem produtos e serviços gratuitos para os consumidores.


Pronto, era o que eu precisava. E enquanto tomava um café no bar da cocheira, olhando os cavalinhos, o lago e minha Carol brincando com as outras crianças, escrevi a coluna de hoje (leia aqui). Certamente visitarei novamente tanto o tema quanto a Fazenda Capoava.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não consigo abrir o link para o seu artigo sobre "produtos e serviços grátis".
:(