Resolvi começar pelo Sonora, site de venda de música do Terra, que por sinal é o meu provedor de acesso a web. O começo foi auspicioso – encontrei muitas cançoes legais, especialmente internacionais, as quais fui adicionando ao meu carrinho de compras. Quando vi, estava gastando quase 100 reais e achei que já estava de bom tamanho. Era hora de parar e ir ao caixa. O passo seguinte seria me registrar. Bem, eu já sou cadastrado no Terra, mas nem por isso consegui seguir em frente. O site nao aceitou meu login nem me permitiu um novo cadastramento. Pensei logo no tempao que eu tinha levado para encontrar todas aquelas músicas e tive medo de perder a seleçao. Fiz um print screen por segurança e desliguei o computador.
No dia seguinte, meio desconfiado, voltei ao Sonora e digitei novamente meu login do Terra. Surpresa – nao só pude entrar como todas as músicas que eu tinha posto no carrinho ainda estavam lá! Beleza, agora era só pagar e baixar. Pagar nao foi difícil. Mas o site transformou meu pagamento em créditos, que eu deveria utilizar para fazer os downloads. Se é possível complicar, porque simplificar, não é mesmo? Determinado, fui em frente e fiz os downloads. Foi uma tarefa muito trabalhosa. Além de baixar faixa por faixa (eram muitas) depois eu ainda precisei pegar uma licença para cada uma. Perdi mais tempo. Mas o pior ainda estava por vir. Vocês acham que eu consegui escutar as músicas no meu iPod? Negativo. Estavam protegidas.
Pergunta – protegidas contra quem? Eu paguei pelas licenças e tudo o que quero é ouvir as faixas no meu mp3 player favorito. Ou seja, em vez de privilegiar quem anda na linha, o Sonora me penalizou. É duro, não? :-(
4 comentários:
Passei pela mesma situação. Por sorte não efetuei a compra. Só que no meu caso foi na UOL Megastore. A "dica" deles é queimar um CD, para depois passá-lo novamente para o computador e então passar para o iPod. Fantástico. Depois vão reclamar que " esse negócio de comercializar música por internet não dá certo no Brasil".
É pedir muito uma iTunes Music Store no Brasil?
É incrível como os nossos colegas profissionais de marketing insistem em fazer as coisas pensando no umbigo.
É tão mais saudável olhar para frente, enxergar o consumidor. No mínimo, eles irão evitar um torcicolo.
E depois dizem que a culpa é do consumidor que não "enxerga".
Vacilo seu, meu caro Marinho. Se você tivessa baixado as músicas do torrent ou de qualquer outro compartilhador de arquivos você não teria problemas em ouvi-las em seu ipod.
Abs
Um colega meu costuma comprar no emusic.com. Veja o review que ele fez http://www.gebh.net/oprimo/labels/emusic.html talvez possa lhe dar uma visão do que falta nas lojas de músicas on-line no brasil (com b minusculo mesmo)
Postar um comentário