sexta-feira, 3 de agosto de 2007

É duro andar na linha

Como alguns já sabem, eu nao faço downloads ilegais na internet. Mas nem por isso fico feliz com a obrigaçao de comprar um CD inteiro para escutar uma única música. Por isso, me animei com a chegada ao Brasil de novas lojas virtuais de música. Afinal, finalmente poderia comprar aquelas faixas que eu gosto tanto.

Resolvi começar pelo Sonora, site de venda de música do Terra, que por sinal é o meu provedor de acesso a web. O começo foi auspicioso – encontrei muitas cançoes legais, especialmente internacionais, as quais fui adicionando ao meu carrinho de compras. Quando vi, estava gastando quase 100 reais e achei que já estava de bom tamanho. Era hora de parar e ir ao caixa. O passo seguinte seria me registrar. Bem, eu já sou cadastrado no Terra, mas nem por isso consegui seguir em frente. O site nao aceitou meu login nem me permitiu um novo cadastramento. Pensei logo no tempao que eu tinha levado para encontrar todas aquelas músicas e tive medo de perder a seleçao. Fiz um print screen por segurança e desliguei o computador.

No dia seguinte, meio desconfiado, voltei ao Sonora e digitei novamente meu login do Terra. Surpresa – nao só pude entrar como todas as músicas que eu tinha posto no carrinho ainda estavam lá! Beleza, agora era só pagar e baixar. Pagar nao foi difícil. Mas o site transformou meu pagamento em créditos, que eu deveria utilizar para fazer os downloads. Se é possível complicar, porque simplificar, não é mesmo? Determinado, fui em frente e fiz os downloads. Foi uma tarefa muito trabalhosa. Além de baixar faixa por faixa (eram muitas) depois eu ainda precisei pegar uma licença para cada uma. Perdi mais tempo. Mas o pior ainda estava por vir. Vocês acham que eu consegui escutar as músicas no meu iPod? Negativo. Estavam protegidas.

Pergunta – protegidas contra quem? Eu paguei pelas licenças e tudo o que quero é ouvir as faixas no meu mp3 player favorito. Ou seja, em vez de privilegiar quem anda na linha, o Sonora me penalizou. É duro, não? :-(

4 comentários:

Kris Arruda disse...

Passei pela mesma situação. Por sorte não efetuei a compra. Só que no meu caso foi na UOL Megastore. A "dica" deles é queimar um CD, para depois passá-lo novamente para o computador e então passar para o iPod. Fantástico. Depois vão reclamar que " esse negócio de comercializar música por internet não dá certo no Brasil".
É pedir muito uma iTunes Music Store no Brasil?

Anônimo disse...

É incrível como os nossos colegas profissionais de marketing insistem em fazer as coisas pensando no umbigo.
É tão mais saudável olhar para frente, enxergar o consumidor. No mínimo, eles irão evitar um torcicolo.
E depois dizem que a culpa é do consumidor que não "enxerga".

Anônimo disse...

Vacilo seu, meu caro Marinho. Se você tivessa baixado as músicas do torrent ou de qualquer outro compartilhador de arquivos você não teria problemas em ouvi-las em seu ipod.
Abs

Anônimo disse...

Um colega meu costuma comprar no emusic.com. Veja o review que ele fez http://www.gebh.net/oprimo/labels/emusic.html talvez possa lhe dar uma visão do que falta nas lojas de músicas on-line no brasil (com b minusculo mesmo)