Nos últimos anos, novos canais de venda começaram a ganhar mais importância no varejo brasileiro. Por exemplo, sabe qual foi o lugar que mais aumentou sua penetração nos últimos dois anos? Foi o atacado - aquelas lojas que vendem produtos em quantidade e que no passado recente atendiam apenas pequenos e médios varejistas, que se abasteciam nesses locais.
Os pequenos supermercados, vendas e mercearias de bairro continuam comprando no atacado - e cada vez mais, afinal, com o aquecimento da economia, as vendas de itens de alimentação, limpeza, cuidados pessoais etc só aumentou aqui no país. Porém, o fortalecimento do atacado não acontece apenas pela demanda em alta do pequeno varejo. O outro lado dessa moeda é a adesão importante dos consumidores finais a esse formato de loja, especialmente na hora de comprar produtos básicos por preços bem em conta. Segundo a Nielsen, os itens com maior penetração no atacado são, pela ordem, biscoitos, papel higiênico, sabonete, sabão em pó e refrigerante.
As donas de cada brasileiras tem provado e aprovado o atacado como local de compras. Ainda segundo a Nielsen, elas costumam ir lá cerca de 5 vezes ao ano, sempre comprando em quantidade. Quem tem perdido terreno com o avanço do atacado é o hipermercado. Não é a toa que grandes redes tem investido bastante numa espécie de fusão entre esses dois modelos, que ganhou no Brasil o apelido de atacarejo, mistura de atacado com o varejo.
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