No Brasil, um dos segmentos mais afetados pela crise financeira global do final de 2008 foi o de materiais de construção. Tudo indica, porém, que o pior já ficou para trás. Dados da Abramaco - Associação Brasileira dos Comerciantes de Material de Construção, mostram que as vendas em 2010 foram 10% maiores que as de 2009. Os fabricantes confirmam. Segundo a ABRAMAT, que é a associação da indústria de materiais, o setor já retomou o ritmo de crescimento que permitiu que, de janeiro de 2007 a julho de 2010, as vendas aumentassem na proporção de 1,2% ao mês.
Em grande parte, esse resultado se deve ao fortalecimento da Nova Classe Média Brasileira. Para você ter ideia, nada menos que 49% do volume de materiais de construção vendidos no país em 2009 foram adquiridos no varejo pelos consumidores finais, no mercado apelidados de “formiguinhas”. Mais até do que o total comprado pelas construtoras, que apesar de todo o aquecimento da construção civil, responderam por somente 35% do faturamento da indústria.
Do ponto de vista regional, o destaque ficou com o Norte e o Nordeste, que elevaram suas participações nas vendas totais de 22,6% em 2005 para 26,4% em 2009. Contudo, o ranking dos estados com maior volume de vendas no comércio varejista ainda é liderado por São Paulo, com Minas Gerais na segunda colocação.
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