Os brasileiros terminaram o ano de 2010 com cerca de 203 milhões de linhas de telefonia móvel. Isso dá uma média superior a uma linha para cada brasileiro. É claro que não existe no país um celular por habitante. Afinal, muitos possuem mais de uma linha e várias assinaturas estão inativas. Mesmo assim, é um número pra lá de respeitável. Dessas linhas, 30% são da Vivo, 25% da Claro, 25% da TIM e 19% da Oi. Todos os dados são da Anatel.
Agora, uma informação curiosa. Foram feitas aqui no ano passado quase 29 milhões de novas habilitações. E foram vendidos no país, de acordo com o Gartner, 58,5 milhões de aparelhos no mesmo período. Ou seja, a grosso modo, para cada brasileiro que comprou um celular para a sua nova linha, outro trocou seu velho equipamento por um novo.
Isso já era esperado. Pesquisa feita pela GfK em maio de 2010 em 12 cidades brasileiras mostrou que dos aparelhos eletrônicos presentes nos lares nacionais o celular era aquele que o consumidor mais queria atualizar - nada menos que 40% dos entrevistados pretendiam trocar de modelo. Pelo visto, a maioria conseguiu o que queria. ;-)
Esse movimento provavelmente vai continuar em 2011. E a proporção de smartphones, equipamentos que permitem pleno acesso à internet e às redes sociais, também vai crescer. Segundo o Gartner, 17% dos celulares vendidos em 2010 eram smartphones. Em 2011 este percentual deve subir para 25%.
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