As compras pela internet ganham espaço em todo o mundo. E agora, recebem o reforço de um equipamento sem o qual as pessoas não saem de casa - o telefone celular. É isso mesmo, mais e mais consumidores estão usando os telefones para fazer suas compras online. Pesquisa da ForeSee Results mostrou que 11% dos americanos fizeram compras na internet neste Natal usando um celular. Para você ter uma ideia da evolução, basta dizer que no Natal de 2009 este percentual tinha sido de apenas 2%.
Mas os aparelhos não servem apenas para fazer compras. O estudo descobriu ainda que 56% dos entrevistados apelaram para o telefone para pesquisar preços, 46% para comparar produtos, 35% para analisar especificações e 27% para ler avaliações de outros consumidores sobre determinado item. Os celulares também podem ser bem úteis mesmo quando você está dentro da loja. A pesquisa revelou que 69% dos consumidores entraram no site do varejista e 46% deram um pulinho virtual na concorrência quando visitavam uma loja física. Ou seja, na hora de fechar negócio, os compradores estão muito mais bem informados que os próprios vendedores. Isso significa a transferência total de poder da mão de quem vende para a mão de quem compra.
A dúvida não é se isso chega um dia ao Brasil, e sim quando chega. Dados do Gartner mostram que dos 58 milhões de celulares vendidos ano passado no país, 17% eram smartphones, com pleno acesso à internet. Em 2014, esse percentual deve pular para 44%. Por isso mesmo, é bom o varejo brasileiro ir se preparando desde já para os novos tempos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário