quarta-feira, 13 de julho de 2016

Uma livraria que vende também produtos de beleza - isso faz sentido, afinal?

As livrarias, na tentativa de atrair maior público e elevar as vendas, já incorporaram cafés, restaurantes e teatros. Também passaram a vender itens de papelaria, eletrônicos, celulares, chocolates e brinquedos, entre outros. A nova onda, agora, é investir em beleza. Isso mesmo. A Barnes & Noble instalou em 4 lojas, localizadas dentro de universidades americanas, uma área para vender desde marcas mais caras, como Smashbox, até as mais acessíveis, como CoverGirl, L’Oréal e Maybelline.   

A loja dentro da loja, chamada de The Glossary (O Glossário), é abertamente inspirada na Sephora, com quem a B&N tentou anos atrás um acordo para montar corners da marca francesa nas suas livrarias. O objetivo é explorar a conveniência, impulsionar as compras por impulso e, mais importante, fazer com que as livrarias em universidades se transformem de lugares onde as pessoas precisam ir, para comprar seus livros de estudo, em um lugar onde as pessoas gostam de ir, por conta dos produtos de desejo.

Para quem não entende o porquê de uma livraria vender batons, rímel, esmaltes e xampus, um lembrete: definitivamente, o mundo do varejo já não segue a lógica do passado. E experimentar novos caminhos pode ser a solução para a sobrevivência no futuro.

Um comentário:

William Alencar disse...

Que bom poder interagir contigo Luiz Alberto Marinho ... antes de comentar eu gostaria de sugerir que você tivesse uma página no Face assim poderíamos interagir lá mesmo.

Eu de forma alguma considero um ato de desespero, vejo mais como um varejista atento ao movimento de oferecer EXPERIÊNCIAS e não apenas ... PRODUTOS ...

Eu sou um pequeno varejista de cosméticos ... e já ofereço itens de adereços, acessórios ...

O meu entendimento é que cada vez maiis consumidores estão com mais argumentos RACIONAIS para NÃO IR a uma loja ... do que o movimento Contrário ... e somente se nos desvincularmos da idéia de simples expositores de mercadoria é que temos condições de vislumbrar um papel na vida dos consumidores.

As livrarias a tempos investem em sessões com autores, espaços criança ... onde pais podem se sentir ORGULHOSOS de estimularem seus filhos a ler e cada vez mais a motivação para estar no espaço da LIVRARIA é muito mais aquele momento que dedicamos a nós, a poder folhear livros e mais livros degustando um café , e acho que a B&N tem oportunidade de agregar a essa experiência com itens que remetem ao cuidado pessoal ... CLARO ... é não tao simples como apenas expor produtos ... é um desafio e tanto conseguir um "ENCAIXE" onde uma experiência leva a outra ...

Um bom case para acompanharmos .