sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

McDonald's decreta o fim do fast food como nós o conhecemos

O setor de alimentação passa por uma mudança radical dentro dos shopping centers. Não falo nem dos restaurantes, que são hoje presença obrigatória no mix dos shoppings, mas da própria praça de alimentação (chamada em inglês de food court). Afinal, a ideia do fast food, que faz todo sentido (do ponto de vista de negócio) para os varejistas, está perdendo apelo rapidamente entre os consumidores. Uma prova de que o conceito está sendo revisto é oferecida pelo McDonald's, ícone do fast food, que flerta abertamente com o 'fast casual' (mistura do velho fast food com o casual dining). Sabe o que o eles estão fazendo? Depois de testes na Austrália e na Inglaterra, chegou a 600 restaurantes da Califórnia, nos EUA, o serviço de mesa. Isso mesmo: o cliente faz o pedido no balcão (ou em tablets ou quiosques) e um funcionário leva na mesa o que ele pediu. Além disso, o McDonald's também tenta brigar contra as hamburguerias premium com novos produtos e - imagine só! - com a possibilidade do consumidor criar seu próprio sanduíche customizado. É ou não o fim do mundo? Ou, talvez, o fim do fast food como o conhecemos... ;-)

Um comentário:

Anônimo disse...

Todas as marcas de fast food como o mc Donald sempre venderam uma falsa ilusão de status. E durante todos estes anos as únicas preocupação delas foi tão somente buscar formais mais eficazes de viciar seus clientes para que os meamos consumissem cada vez mais seus produtos e produzir produtos cada vez mais baratos aumentando assim seus lucros.
Nesta corrida por lucro cada vez maior, a qualidade do produto e do atendimento foi caindo dia após dia.
Nesta nesta lacuna deixada pelas redes de fast food entraram as chamadas hamburguerias gourmet com produtos diferenciados e com muito mais qualidade tanto no produto quanto no serviço.
O unico problema é que algumas delas estão cometendo a besteira de se tornarem franquias e ai a qualidade que é seu pricipal diferencial vai pras cucuias.
O modelo de franquia não funciona mais no mundo para o qual estamos caminhado. Acontecerá com ele o mesmo que aconteceu quando começaram a tercerizar tudo no Brasil. O Quebantes era sinônimo de serviço rápido e barato, hoje virou sinônimo de serviço mau feito e cheio de transtorno.