quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Shoppings americanos decidem enfrentar o omni-channel com entrega em domicílio no mesmo dia

Nos Estados Unidos o conceito de omni-channel não é mais tendência e sim realidade. Isso significa que para obter relevância, o varejista precisa oferecer variedade de canais para uso combinado pelo consumidor, de acordo com sua conveniência. Por isso, quem só usava loja física abraça agora o mundo digital e vice-versa. Obviamente, nesse cenário, os shopping centers, cujo modelo de negócios sempre se baseou em cobrar aluguel de lojas físicas, precisam se mexer. E cada empresa está testando sua própria solução.
A mais recente novidade vem da GGP (General Growth Properties), que resolveu apostar na ideia de entrega em domicílio no mesmo dia (same day delivery), estratégia que habita os sonhos de muitos varejistas, mas que é porém considerada cara e de difícil execução. Pois bem, a GGP resolveu experimentar inicialmente em 4 dos seus shoppings (Stonestown Galleria, em San Francisco; Eastridge, em San Jose; Glendale Galleria, em Los Angeles e Oakbrook Center, em Chicago) dois tipos de entrega no mesmo dia. Ou os consumidores compram pela internet no site dos varejistas e pegam o produto em uma das lojas físicas instaladas nestes shoppings ou, se preferirem, fazem o inverso – compram nas lojas do shopping e ao invés de carregar o produto recebem a mercadoria em casa ou em outro lugar indicado, mais tarde naquele mesmo dia.
O serviço não é gratuito, mas é de certa forma subsidiado. O preço cobrado aos clientes é igual ou em alguns casos até mesmo menor do que o de uma entrega normal, daquelas que levam dias para chegar ao destino.

Essa iniciativa da GGP é apenas mais uma dentre as experiências que estão em estudo nas grandes administradoras de shopping centers em todo o mundo. No Brasil, onde o omni-channel também avança a passos largos, não se vê tanta movimentação assim. Pelo menos por enquanto.
(com informações do Shopping Center Today, do ICSC)

Nenhum comentário: