segunda-feira, 18 de junho de 2012

1º dia #canneslions:"Estabeleça relacionamentos e não precisará anunciar"



O 1º seminario do Festival de Cannes deste ano não aconteceu - o debate sobre 'Marcas Globais x Celebridades Globais' foi transferido para amanhã. Por isso, coube a René Rechtman, da GoViral, abrir os trabalhos, falando para uma platéia bastante numerosa (para uma manhã de domingo) sobre o que Rechtman chamou de Generation Social, outro apelido para a garotada que representa 1/3 da população mundial e anda conectada 24 horas por dia. 

Apesar do assunto não ser novo, os dados apresentados durante a palestra seguem impressionando. Por exemplo, você sabia que 48% das pessoas entre 18 e 34 anos checam o Facebook logo depois de acordar e 28% nem saem da cama para fazer o mesmo? A diferença entre as geraçõees é gritante. Enquanto 38% das pessoas de 47 a 65 anos usam e-mail para conversar sobre as marcas, essa proporção cai para 24% na Geração Social - 42% dos mais jovens pensam que são as redes sociais o lugar para isso. 




Neste cenario, 'a influência de outros consumidores nas decisoes de compra é cada vez mais importante do que a publicidade - e o papel da comunicação muda radicalmente' - as marcas passarão de criadoras de publicidade para desenvolvedoras de conteúdo, de 'discursantes solitárias' para 'estimuladoras de diálogos entre as pessoas'. 

René concluiu dizendo que os departamentos de compra estão liderando os processos de escolha das agências porque estas não estao conseguindo agregar valor suficiente ao negócio dos anunciantes por meio da publicidade tradicional. E recomendou - "Estabeleça relacionamentos e você nao precisará anunciar de novo". Bem, se os anunciantes brasileiros presentes em Cannes seguirem todos os conselhos de Rechtman, nossas agências terão sérios problemas para manter as portas abertas...


Luiz Alberto Marinho participa do Festival de Criatividade de Cannesmaior e mais importante evento global de comunicação de marketing, que acontece de 17 a 23 de junho, no sul da França.

Nenhum comentário: