quarta-feira, 20 de junho de 2012

4º dia #canneslions: Artista de rua é aplaudido de pé | painel DraftFCB


A DraftFCB trouxe o francês JR, premiado artista de rua, para o palco do Debussy e a plateia, pela 1ª vez nesse festival, aplaudiu de pé. O trabalho de JR é mesmo admirável. Ano passado ganhou inclusive um prêmio do TED. Seu começo foi como tantos outros, rabiscando o nome em telhados e pichando paredes de avenidas famosas, como a Champs Elisée. 

Daí JR migrou para a fotografia, clicando closes distorcidos de rostos em preto e branco, fazendo ampliações em gigantografia e aplicando em muros e paredes. Em ações cada vez mais ousadas, JR colou lado a lado fotos de 1 padre, 1 rabino e 1 ima no muro erguido pelos judeus na Palestina. E dedicou um projeto exclusivamente às corajosas e sofridas mulheres do 3º mundo, colando suas fotos em telhados e escadas de favelas ao redor do mundo - o trabalho no Morro da Previdência, no Rio de Janeiro, é simplesmente genial. Confira o vídeo:


Apesar de ter sido trazido pela DraftFCB para inspirar os publicitários, JR nao vê a parceria com a publicidade com bons olhos - "Somos concorrentes, disputamos as ruas. A diferença é que eu tenho mais liberdade do que vocês, meu único limite é a minha responsabilidade", desafiou. Apesar disso (ou talvez por isso mesmo) JR recebeu uma ovação sem precedentes nesta edição do festival... de todos os seus 'concorrentes'.

Luiz Alberto Marinho participa do Festival de Criatividade de Cannesmaior e mais importante evento global de comunicação de marketing, que acontece de 17 a 23 de junho, no sul da França.

Nenhum comentário: