segunda-feira, 18 de junho de 2012

2º dia #canneslions:Mesmo no 3º setor, a inovação pode vir de todo lugar

TomScott, Diretor da Bill&Melinda Gates Fundation, ocupou o palco do Debussy, nesse 2º dia do Festival, para mostrar como as ferramentas de marketing podem gerar novas ideias para tornar o mundo melhor. As pesquisas da Fundação mostraram que as pessoas apoiam as causas sociais, mas desconfiam de que boa parte do dinheiro enviado para ajudar pode acabar nas mãos de governantes corruptos. Por isso mesmo, torna-se necessário produzir muitas ideias boas para neutralizar a percepção negativa da populaçao mundial sobre as questões socio-ambientais. A solução encontrada foi lançar uma campanha global para angariar novas soluções, chamada Grand Challenges (Grandes Desafios). 





2 vencedores do Grand Challenges estiveram hoje aqui em Cannes mostrando as soluções que encontraram para um dos grandes desafios propostos pela Fundação, o saneamento básico. O 1º deles foi o brasileiro Antonio Avila, que criou sanitários construidos com tijolos biodegradaveis, em formato de Lego, práticos e fáceis de serem instalados. 




O outro foi o americano Jason Aramburu, que desenvolveu um sistema para recolher e 'cozinhar' os dejetos das famílias pobres que usam como banheiro um simples buraco no chão, transformando-os em fertilizantes.

A conclusão é que a inovação, seja para resolver problemas da humanidade ou das marcas, podem vir de qualquer lugar. Basta incentivar a colaboração.



Luiz Alberto Marinho participa do Festival de Criatividade de Cannesmaior e mais importante evento global de comunicação de marketing, que acontece de 17 a 23 de junho, no sul da França.

Nenhum comentário: