terça-feira, 17 de janeiro de 2012

#NRF Relacionamento, informação e eficiência - o que as lojas estão precisando?

O ecommerce cresce em todo o mundo em ritmo mais acelerado do que o varejo tradicional. De que maneira esse fenômeno afetará as lojas de tijolo e cimento? Para responder a essa pergunta, a revista RIS e a Cognizant fizeram uma ampla pesquisa com quase 2.500 pessoas nos EUA e Canadá. Os resultados foram apresentados hoje de manha aqui na convenção da National Retail Federation - NRF.

Em resumo, o estudo mostra que as lojas devem caprichar no básico - o que os clientes menos gostam em uma loja física é não encontrar os produtos que procuram e filas longas no caixa. Os vendedores também deverão conhecer mais os produtos, oferecer maior e melhor contato pessoal com os consumidores e serem mais voltados para conquistar clientes do que fechar transações. Além disso, a tecnologia deve ser um parceiro importante de quem vende. Nada menos que 64% dos entrevistados gostariam que o atendimento fosse aprimorado com a ajuda da tecnologia.

No que diz respeito às redes sociais e aplicativos móveis, a pesquisa mostrou que os consumidores estão andando na frente dos varejistas. Mas isso ainda não representa um problema. Afinal, dentro da loja isso hoje é pouco relevante para os compradores. Por outro lado, os mais jovens estão adotando rapidamente as redes sociais como fonte de informação e recomendação. Isso pode significar um cliente bem diferente do atual no futuro próximo.

Nenhum comentário: