terça-feira, 17 de janeiro de 2012

#NRF Cenário | Varejistas globais seguem de olho nos mercados emergentes


Todos os anos Ira Kalish, da Deloitte, apresenta aqui na NRF um resumo do cenário do varejo global, com ênfase em economia. Esse ano sua palestra foi encurtada para que representantes de países emergentes, como Brasil e Índia, e também do Japão pudessem se apresentar. Por isso, Kalish resumiu sua participação à uma visão geral e superficial sobre as conseqüências do momento atual da economia mundial para o varejo.

O maior problema, como se sabe, é a Europa. Se a economia européia naufragar, certamente arrastará outras regiões com ela. Por outro lado, os EUA começam a apresentar sinais de recuperação. Mesmo assim, muitos varejistas globais deverão concentrar seus esforços de expansão em mercados emergentes. Kalish surpreendeu, no entanto, ao dizer que a China nao é necessariamente a melhor aposta para quem quer levar sua marca para novos países. Brasil e Turquia foram citados como locais  mais promissores no futuro.
 

A Deloitte mostrou ainda o ranking dos 250 maiores varejistas do mundo. A lista, liderada por Walmart, Carrefour e Tesco, conta com dois brasileiros - o Grupo Pão de Açúcar, em 45o lugar, e as Lojas Americanas, que ocupa a 158ª posição.

Nenhum comentário: