Tudo
indica que o tema principal dessa 101ª Convenção da NRF aqui em NY será mesmo a
transformação da loja física em função da evolução do varejo virtual. A
primeira super session desse 2º dia de evento foi também dedicada à chamada
'Loja 3.0'. Para se ter uma idéia de como esse assunto preocupa, basta dizer
que, segundo uma pesquisa da Deloitte, os comerciantes americanos pensam que a
participação das lojas de tijolo e cimento nas vendas totais do varejo cairá
dos 91% atuais para 76% em 5 anos, baixando ainda mais, para 63%, depois disso.
Por isso mesmo, não surpreende que 85% deles vejam a loja física no futuro como
um lugar onde poderão oferecer, mais que produtos, experiências de marca.
A
transformação das lojas, segundo a Deloitte, passará por 3 pontos principais -
o espaço físico, os processos e perfil dos funcionários. As lojas serão locais
de experiências e vão mesclar características do mundo físico e do virtual. A
tecnologia será utilizada tanto para proporcionar as tais experiências quanto
para melhorar a capacidade de venda da equipe da loja. E os vendedores deverão
ter o perfil de consultores bem informados, atuando também como embaixadores da
marca. Exemplos da loja 3.0 já podem ser vistos por aqui. No Brasil talvez
demorem um pouco mais. Mas nao muito ;-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário