Depois da crise de 2008, o consumidor americano ficou ainda mais
obcecado por preço. Por isso, nada mais natural do que uma sessão dedicada a
analisar a psicologia do preço aqui nessa NRF. Utilizando conceitos do ótimo
livro 'Previsivelmente Irracional', de Dan Ariely, o consultor James Dion
começou sua palestra mostrando que apesar do discurso em contrário, os
consumidores avaliam preços com base na emoção e não na razão.
Prova disso é um experimento científico, mencionado por Dion, que mostrou que consumidores são capazes de dirigir 30 quilômetros para economizar 20 dólares na compra de uma impressora de 100 dólares. Mas não percorreriam a mesma distancia para economizar 20 dólares na compra de um computador de 800 dólares. Apesar da distância e do desconto serem os mesmos, a percepção de economia muda em função do preço do produto desejado.
Outras vezes o consumidor é movido exclusivamente pelo desejo de levar vantagem. Não é a toa que cerca de 30% das ofertas adquiridas pelos internautas no Groupon nao sao utilizadas. Em outras palavras, é mais gostoso ganhar um desconto do que aproveitá-lo.
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