sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Saiba porque o faturamento dos cartões já cresceu 25% até agora neste ano de 2011

Hoje, circulam pelo Brasil pouco mais de 670 milhões de cartões de crédito, débito ou de lojas, segundo dados da ABECS, associação que reúne as empresas deste setor. Isso significa um aumento de 10% em relação ao ano passado. Cerca de 25% deste total são cartões de crédito, 39% são cartões de débito e 36% são cartões de redes ou lojas.

No acumulado dos três primeiros trimestres do ano, o faturamento dos cartões subiu 25% na comparação com 2010. Ajudam a fortalecer o mercado de cartões fatores como a entrada de novos consumidores no sistema financeiro, em especial pessoas das classes C e D, o aumento no consumo das famílias e a migração de parte dos pagamentos, que antes eram feitos em cheque ou dinheiro, para o chamado dinheiro de plástico.

Prova de que os cartões estão chegando às mãos de novos usuários é a expressiva elevação de 39% no faturamento dos cartões agora no 3o trimestre de 2011 nas cidades do Nordeste que não são capitais. Apesar disso, 2/3 do faturamento total dos cartões  de crédito no Brasil ainda estão concentrados na região Sudeste.

Outro fator que também impulsiona esse meio de pagamento é o contínuo aumento dos gastos dos brasileiros no exterior. Para se ter uma ideia, apenas entre julho e setembro os pagamentos com cartões no exterior somaram a impressionante quantia de R$ 5,5 bilhões, um crescimento de 18% na comparação com 2010.

Nenhum comentário: