quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Esse ano, a maior parte do 13o vai mesmo para o pagamento de dívidas

Venceu ontem o prazo que as empresas tinham para pagar a primeira parcela do 13o salário dos seus funcionários. Um levantamento feito pelo Data Popular estima que este ano o benefício pago aos trabalhadores formais, aposentados e pensionistas somará R$ 118 bilhões.

Cerca de 7% de todo esse dinheiro vai para as mãos dos brasileiros de baixa renda. Perto de 39% da bolada ficará com a parcela de alta renda. E a maioria, ou 54% para ser mais exato, pertencerá ao imenso contigente formado pela Nova Classe Média.

Uma boa parte desse montante será dirigida ao pagamento de dívidas. A pesquisa do Data Popular mostrou que quanto mais baixo é o nível sócio econômico da pessoa, maior será a parcela do 13o destinada a esse fim. Quer um exemplo? Enquanto o pagamento de dívidas vai abocanhar 56% do 13o da baixa renda e 54% da classe média, apenas 34% do dinheirinho extra da populacão de alta renda servirá para reduzir o endividamento.

Aliás, falando na alta renda, do total que seus representantes receberão de 13o, além do que será usado nas dívidas, outros 33% vão pagar compras e viagens de fim de ano e 23% vão se juntar às economias das famílias. Na baixa renda, 38% serão destinados às compras e viagens e somente 5% vão para a poupança. Já na Classe Média, a proporção reservada para compras e viagens é menor, (25%), mas já a parcela da economia é bem maior - quase 17%.

Nenhum comentário: