segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Brasileiros são mesmo cigarras - preferem gastar a poupar para a aposentadoria

Sabe aquela história de que o brasileiro não se preocupa o suficiente com o futuro? Pois é, uma pesquisa realizada pelo HSBC e pela Cicero Consulting comprovou que isso é a pura verdade. Por aqui, embora 60% dos entrevistados tenham consciência de que ter dinheiro suficiente é essencial para viver uma aposentadoria tranquila, apenas 43% já se sentem preparados financeiramente para parar de trabalhar.

Pior ainda - 53% dos pesquisados não estão preocupados com o problema. Isso apesar de 1 em cada 4 brasileiros não ter a mínima ideia de qual será a sua fonte de renda depois da aposentadoria. As fontes de receita mais citadas pelos entrevistados são salários, ou seja, essas pessoas pretendem continuar trabalhando mesmo depois da aposentadoria e, veja você, a pensão que a Previdência paga.

Curiosamente, a proporção dos que afinal fizeram um plano financeiro para a aposentadoria é maior entre as pessoas de 30 a 40 anos do que entre os que possuem de 50 a 60 anos. Já as mulheres, mais precavidas, se planejam bem mais que os homens.

A principal dificuldade enfrentada pelos brasileiros para poupar e assim assegurar um futuro mais tranquilo, são as dívidas. Por isso mesmo, não é absurdo pensar que muita gente aqui no país age como a cigarra da fábula de La Fontaine - gasta hoje sem se preocupar com o amanhã.

Nenhum comentário: