Você tem noção do tamanho de um grupo formado por 3 bilhões de pessoas? Para se ter ideia, é mais ou menos 15 vezes a população total do Brasil. Pois é exatamente essa a proporção de consumidores que vao ingressar na classe média dos principais países emergentes até 2030, segundo projeções da consultoria Ernst & Young. Isso significa um aumento na demanda global da ordem de US$ 35 trilhões - é dinheiro que não acaba mais.
Essa nova realidade deve mudar o foco de atuacão das principais empresas nestes países, inclusive o Brasil. Pesquisa da Ernst & Young com executivos e empresários em todo o mundo mostrou, por exemplo, que os países emergentes vão se preocupar menos com exportações e mais com a exploração das oportunidades do mercado interno.
Outra mudança será a redução da importancia do mercado de luxo e a predominancia de produtos e serviços populares. Ou seja, as empresas vão investir pesado para fornecer produtos acessíveis para a classe média e a baixa renda.
O desafio das multinacionais será combinar pesquisas globais com necessidades locais. Em outras palavras, de nada adiantará desenvolver produtos inovadores para a classe média da China ou da Índia, se eles nao forem adequados aos consumidoes brasileiros.
Uma coisa é certa - nos próximos anos, vai ter um bocado de gente de olho nas novas classes médias emergentes de todo o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário