Apesar de 94% dos empresários brasileiros terem algum conhecimento sobre o tema, apenas 48% das empresas nacionais tem políticas de sustentabilidade, com metas e ações planejadas. Outras 45% tem ações pontuais e 7% simplesmente não fazem nada em relacão ao assunto. Em geral, as empresas no Brasil destinam à sustentabilidade 3% do seu faturamento. Os dados são de uma pesquisa recente do Ibope.
Dentre os motivos apontados pelas empresas que possuem um plano estratégico de sustentabilidade, destacam-se os fatores externos, ou seja, a pressão dos consumidores, meios de comunicacão e formadores de opinião. Em outras palavras a maioria ainda age de olho na contribuição positiva que isso pode trazer para a imagem da sua marca.
De fato, a tal pressão dos consumidores tem aumentado. A pesquisa mostra que 70% dos empresários entrevistados já foram questionados por seus clientes sobre os projetos sustentáveis de suas empresas. Por isso mesmo, apenas 23% deles concordam com a tese de que programas sociais e ambientais terão pouca importância para os consumidores na hora de escolher uma marca.
Em resumo, a tendência é que mais empresas adotem a sustentabilidade, o que é bom. Por outro lado, fica claro que isso hoje ainda ocorre menos pela consciência da importância de uma atuação sustentável e mais por uma estratégia comercial e de marketing.
2 comentários:
É aquela história do bem que se faz aos poucos! Temso que torcer para o Planeta Terra ter paciência com o seu Maior Predador que se move igual aos dinossauros..lentamente..inovar e transformar ainda mete medo! Abraços Verde$, facó
Pois é, Luiz.
Infelizmente ainda a maioria das ações das empresas é só "greenwashing".
Mas certamente chegaremos lá.
Abraço.
=)
< / >.
Postar um comentário