terça-feira, 11 de outubro de 2011

Varejo brasileiro segue vendendo bem e teremos certamente um feliz Natal

O varejo brasileiro continua sua trajetória de vendas positivas, sem grandes sustos. É isso o que mostra a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada hoje de manhã pelo IBGE.

Para se ter uma ideia, o volume de vendas do comércio subiu 6,2% em agosto, na comparação com 2010. Isso significa que a quantidade de itens vendidos foi maior que a do ano passado, quando as lojas já tiveram vendas fortes. Todas as unidades da federação tiveram desempenho positivo. No acumulado do ano a elevação do volume de vendas é de 7,2%.

O setor que mais contribuiu para o bom resultado do varejo em agosto foi o de móveis e eletrodomésticos, que vendeu quase 17% mais que no ano passado. Logo depois vieram os super e hipermercados, com crescimento de quase 4%.

Apesar de crescerem menos fortemente em agosto, as vendas de carros e motos também subiram - o resultado foi 3,7% superior ao de 2010. O mesmo aconteceu com materiais de construção, que já acumulam alta nas vendas de 10,8% no ano.

Vale destacar que o consumidor brasileiro está ignorando as crises externas e segue tocando a sua vida - e fazendo a festa do varejo.

Os bens duráveis continuam em alta, o que prova que a confiança do brasileiro é inabalável. Também pudera - o desemprego segue em baixa, a renda em alta, a inflação não disparou, enfim, o cenário está desenhado para que o comércio tenha este ano um feliz Natal.

Nenhum comentário: