quarta-feira, 12 de outubro de 2011

No Brasil, Classe C concentra consumo de roupas infantis. Mas é a Classe B que domina o de brinquedos.

Neste Dia das Crianças, muitos meninos e meninas devem ganhar de presente brinquedos ou roupas e calçados, fazendo a festa de quem fabrica e vende estes produtos.

Pesquisa divulgada essa semana pelo Ibope mostrou que em 2011 o potencial de consumo de brinquedos dos brasileiros vai passar dos R$ 5 bilhões. Os gastos das famílias com roupas e calçados infantis também não são de brincadeira - este ano devem ficar perto dos R$ 21 bilhões.

No Brasil, o  maior potencial de consumo de vestuário infantil está na Classe C, que responde por 42,5% de todos esses gastos. A maior parte dessas vendas ocorre nas lojas do Sudeste, que sozinhas concentram 8,5% das transações de roupas de criança. Algo semelhante ocorre com os sapatos infantis, que tem 43% das suas vendas também concentradas na Classe C.

Porém, com relacão aos brinquedos, que são os presentes favoritos dos pequenos, a coisa muda de figura. O maior potencial de consumo está na Classe B, que responde por quase 47% de todas as compras de brinquedos no país. Isso representa cerca de R$ 2,5 bilhões em gastos com esse tipo de produto.

Faz sentido. Por mais que a gente saiba que brincar é importante para as crianças,  brinquedo é menos essencial que roupas. e por isso mesmo o gasto com eles é menor na Classe C e cresce na Classe B, onde sobra um pouquinho mais de dinheiro no fim do mês.

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