quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Preços altos impedem turistas estrangeiros de gastar mais no Brasil

Os brasileiros estão comprando bastante nas suas viagens ao exterior. Para se ter uma ideia, no ano passado os brasileiros gastaram lá fora 58% mais que em 2009, considerando apenas as despesas feitas com cartões de crédito Visa.

Por outro lado, os altos preços de produtos e serviços no Brasil impedem que os estrangeiros gastem mais aqui no nosso país. Levantamento feito pela FIPE para o Ministério do Turismo mostrou que para 40% dos turistas que nos visitam os preços por aqui são regulares ou ruins. Ainda assim, o gasto médio dos turistas é de 200 reais por dia durante o período de permanência no Brasil.

Preços altos não são as únicas queixas de quem vem ao país. A situação das rodovias e a qualidade dos serviços de telefonia e internet também foram mal avaliados pelos estrangeiros.

Por outro lado, a hospitalidade e a gastronomia dos brasileiros são pontos positivos para os visitantes. Até a segurança pública foi bem avaliada pelos turistas internacionais - o índice de satisfação com ela chegou a 82,5%.

Os estrangeiros que mais nos visitam são os europeus e os sul americanos, em especial os argentinos. A diferença é que enquanto o turista europeu fica em média 3 semanas no país, gastando em geral 2.700 reais, os vizinhos do continente ficam somente 10 dias e deixam apenas 1/3 desse total nas lojas, restaurantes e hotéis.

Nenhum comentário: