Estudo da Brunoro Sport Business mostrou que mais de 200 marcas brasileiras terão investido esse ano cerca de R$ 675 milhões no patrocínio das principais modalidades esportivas do país. Desse total, o grosso, ou mais precisamente, 67% das verbas, vai para o futebol. Outros 14% vão para o vôlei, 11% para o basquete e 8% para o futsal.
No futebol, predominam, além das marcas de artigos esportivos, empresas do setor financeiro, de construção civil, automobilísticas e as escola de idioma, nessa ordem. Já nos outros esportes destacam-se os patrocinadores locais, que optam por ações mais ligadas à comunidade para obter melhores retornos dos investimentos em patrocínio.
Os governos estaduais e, principalmente, as Prefeituras, são grandes patrocinadores de equipes de basquetebol, voleibol e futsal no Brasil. Elas oferecem suporte financeiro e de infraestrutura para essas equipes possam existir. Outro patrocinados frequente desses mesportes são Instituições de Ensino, especialmente as de nível superior.
Apesar disso tudo, as 4 principais ligas de esporte no Brasil participam com menos de 1% do bolo total dos patrocínios globais. A Brunoro Sports estima que esse cenário pode mudar bastante nos próximos anos com a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas. A projeção é que os investimentos em patrocinios esportivos dobrem de tamanho até 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário