O varejo brasileiro, especialmente aquele voltado para as classes A e B, ganhou um novo e poderoso concorrente - as charmosas e irresistíveis lojas no exterior. Para você ter uma ideia, no ano passado os brasileiros gastaram 58% a mais em suas viagens ao exterior, considerando apenas os gastos com cartões de crédito Visa. Esses pagamentos subiram de US$ 3,1 bilhões, em 2009, para US$ 4,8 bilhões, em 2010. É verdade que ano passado teve Copa do Mundo na Africa do Sul, o que contribuiu para elevar bastante as despesas dos brasileiros lá fora. Mas não dá para negar, que boa parte dessa dinheirama toda foi torrada em comprinhas nas lojas, especialmente nos Estados Unidos.
Estudo feito pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos e divulgado essa semana pela Folha de São Paulo, mostrou que cada brasileiro gasta em média algo próximo de 6 mil dólares em cada visita ao território americano. Hoje, só os japoneses e britânicos deixam mais dinheiro nas lojas de lá que nós, brasileiros.
Isso tudo acontece porque os preços dos produtos no Brasil estão muito caros. Existe ainda a percepção de que os produtos lá fora tem melhor qualidade, o que em alguns casos é até verdade. O resultado é que tem gente viajando só para fazer compras e deixando no exterior um dinheiro que poderia estar impulsionando ainda mais o varejo nacional.
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