quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Brasileiro escolhe farmácia de olho no preço

Como previsto, segue de vento em popa o processo de consolidação no varejo nacional. Agora foi a vez de duas grandes redes farmacêuticas, a Droga Raia e a Drogasil, que se uniram para assumir a liderança do mercado aqui no país. Apesar dos executivos da nova 'Raia Drogasil' não adiantarem detalhes, o fato é que nesse caso, ganhar escala e força de negociação com fornecedores é muito importante. Afinal, o brasileiro escolhe o lugar onde faz suas compras de medicamentos de olho no preço.

Foi isso o que concluiu uma pesquisa da CVA Solutions, que entrevistou mais de 5 mil pessoas agora em maio. O estudo mostrou que fatores como preço, promoções e facilidade de parcelamento influenciam 2/3 das decisões de compra. Reputação da loja, qualidade no atendimento, tamanho da fila, disponibilidade de produtos e horários convenientes, tudo isso pode ser muito bom, mas tem hoje menos peso na hora  de escolher a loja onde compramos nossos remédios. Outra tendência confirmada pela pesquisa é a crescente importância dos produtos de higiene e beleza no mix das drogarias. A Droga Raia, por exemplo, é mais forte que a Drogasil neste aspecto.

Para terminar, um detalhe - 18% dos entrevistados disseram que fazem compras de farmácia pela internet. Mas 80% deles não concentram essas compras em um lugar específico. Prova de que pesquisar preços aqui é mesmo uma prioridade.

Nenhum comentário: