quarta-feira, 13 de julho de 2011

Mais brasileiros usam financiamento privado para entrar na faculdade

Há mais jovens hoje cursando universidades no Brasil. Para você ter uma ideia, em 1991 havia no país pouco menos de 2 milhões de estudantes universitários. Em 2009 esse total já havia chegado perto dos 7 milhões. Mesmo assim, estima-se que ainda existam por aqui outros 7 milhões de jovens em idade universitária longe do ensino superior. Estimuladas por essa demanda latente, empresas de crédito educativo privado começam a dividir espaço com o governo, na tarefa de financiar o estudo de quem não tem recursos para pagar a faculdade. A PRAVALER, por exemplo, líder do segmento de crédito educativo privado, possui hoje uma carteira com 17 mil alunos - quantidade que apesar de ainda pequena, já é 25% maior que a do primeiro semestre de 2010.

Os jovens que buscam financiamento privado para a universidade pertencem, em geral, a famílias da chamada Nova Classe Média Brasileira. Nada menos que 61% desses estudantes são mulheres, 64% deles trabalham ao mesmo tempo que estudam e 2/3 são os primeiros da família a ter acesso ao ensino superior. Enganam-se os que pensam que os jovens que procuram crédito privado para a faculdade estejam selecionando os cursos de olho no preço. No PRAVALER, os mais procurados são cursos caros, como Engenharia e Direito.

A verdade é que a associação entre estudo e progresso profissional nunca foi tão clara e ainda deve impulsionar muitos negócios no nosso país.

Nenhum comentário: