sexta-feira, 15 de julho de 2011

Amanhã é Dia do Comerciante - e eles tem mesmo muito o que comemorar

Amanhã, dia 16 de julho, comemora-se aqui no país o Dia do Comerciante. E dá para dizer, sem medo de errar, que o comerciante brasileiro tem mesmo muito o que comemorar. Essa semana mesmo o IBGE divulgou a Pesquisa Mensal do Comércio referente a maio e os dados mostraram que as vendas continuam subindo em relação a 2010, período em que as lojas venderam muitíssimo bem. Ou seja, estamos crescendo sobre uma base que já era forte.

Para você ter uma ideia, a pesquisa do IBGE mostrou que o volume de vendas teve uma elevação de 6,2% sobre maio de 2010. Só o setor de móveis e eletrodomésticos vendeu mais 20% que no ano passado. Se a gente considerar o varejo ampliado, que inclui automóveis e motos, aí o aumento chega perto de 13%. Afinal, as revendedoras de veículos tiveram um crescimento no volume de vendas de cerca de 26% agora em maio. Com tudo isso, o acumulado das vendas nos ultimos 12 meses bateu 9,2%, índice bem próximo dos 10,9% que foi o ótimo crescimento total do comércio em 2010. Ou seja, a tal desaceleração do consumo até existe, mas é bem menor do que andam alardeando por aí.

Faz sentido. O desemprego continua baixo, a renda segue subindo, a confiança do consumidor está estabilizada em patamares altos e nem mesmo as restrições ao crédito foram capazes de fazer o brasileiro colocar o pé no freio do consumo. E cá entre nós, duvido que isso vá acontecer tão cedo.

Nenhum comentário: