quinta-feira, 12 de maio de 2011

Vendas no varejo brasileiro desaceleram no 1o trimestre, mas seguem crescendo.

O crescimento de 4,1% no volume de vendas do comércio brasileiro em março, resultado divulgado agora de manhã pelo IBGE, deve ser analisado com cuidado. Afinal, em 2010 o carnaval caiu em fevereiro e este ano foi comemorado justamente no mês de março. E durante o Carnaval o comércio como um todo normalmente perde vendas.

Por isso mesmo, o melhor é olhar para o resultado combinado dos 3 primeiros meses do ano. Pois bem, ainda de acordo com o IBGE, as vendas do 1o trimestre subiram 6,9% em relação a 2010. Esse desempenho mostra uma certa desaceleração no ritmo do varejo, mas ainda com crescimento.

Dos 10 segmentos do varejo analisados pelo IBGE, apenas o de materiais de construção cresceu no primeiro trimestre de 2011 na comparação com o 4o trimestre de 2010. A venda de automóveis, por exemplo, que tinha avançado quase 24% no final do ano passado, vendeu mais 6,4% nos primeiros meses de 2011.

Isso não significa que o comércio está vendendo menos ou que a economia entrou em uma fase de declínio. Muito ao contrário. O desempenho do varejo ainda é positivo e o volume de vendas cresce mesmo confrontado com uma base de comparação muito forte. Afinal, em 2010 o consumo foi altíssimo.

Os índices do IBGE mostram que as vendas acumuladas nos últimos 12 meses subiram 9,5%. Provavelmente fecharemos o ano com um percentual um pouco menor que esse. O que ainda será muito bom.

Nenhum comentário: