sexta-feira, 20 de maio de 2011

No Brasil 57% das empresas tem dificuldade para encontrar funcionários talentosos

Uma coisa empresas de países ricos e emergentes tem em comum - encontrar talentos é tarefa cada dia mais difícil. Quem garante é uma pesquisa divulgada ontem pela Manpower, uma empresa multinacional de recursos humanos. Para você ter uma ideia, o estudo feito agora no início do ano, com 40 mil empregadores de 39 países, inclusive o Brasil, mostrou que 1/3 de todas essas empresas tem dificuldade em encontrar talentos para ocupar posições vagas. No Brasil esse percentual sobe para 57%.

No nosso país, os cargos com maior escassez de talentos são Técnicos em Produção, Operações, Engenharia e Manutenção, seguidos por Engenheiros e veja você, Motoristas. Também tem sido difícil achar por aqui bons operários, operadores de produção, representantes de vendas, secretárias, assistentes administrativos, mecânicos e também contadores e profissionais de finanças.

Aliás, das Américas, o Brasil é o país onde as empresas mais tem dificuldades em contratar gente boa. O problema, é claro, está na qualificação da mão de obra. Por isso mesmo, são bem vindos os esforços do governo para dar capacitação técnica aos trabalhadores e também melhorar o ensino nas escolas e universidades. Caso contrário, corremos o risco de ter emprego sobrando por aqui e mesmo assim continuar vendo brasileiros desempregados.

Um comentário:

Thiago de Assis Silva disse...

Dado interessante mas, com certeza, crítico para as empresas.

No entanto, apesar disto, gestores em muitas empresas ainda não se deram conta da importância que as atividades de RH poderiam ter.
Afinal de contas, o desafio não termina na contratação. É preciso manter, remunerar, desenvolver e motivar...

Abs
Thiago de Assis Silva