segunda-feira, 23 de maio de 2011

Subiu em 2011 a capacidade dos brasileiros de comprar computadores

Os brasileiros nunca compraram tantos computadores. Dados do IDC Brasil revelam que apenas no 1o trimestre de 2011 o aumento no volume de vendas no setor doméstico, ou seja, máquinas compradas por pessoas físicas, foi de 33% em relação ao mesmo período de 2010. Ainda segundo o o IDC, por aqui a venda de notebooks já passou a de computadores de mesa.

Tudo isso é reflexo da importância que os consumidores estão dando aos computadores e também do aumento da renda dos trabalhadores. Outro levantamento, este feito pela Marco Consultoria, mostrou que hoje o brasileiro consegue comprar um notebook com um salário e meio, considerando a média salarial nacional de 969 dólares mensais. Em agosto de 2010 nós precisávamos de 1,8 salários médios para levar para casa o mesmo produto. O avanço na penetração de computadores nas residências brasileiras acontece apesar dos preços dessas máquinas no nosso país estarem entre os maiores da América Latina. Para você ter uma idéia, enquanto um notebook custa em média 1.434 dólares aqui, o preço cai para 1.259 na Argentina e chega a custar a bagatela de 931 dólares na Colombia.

Se o governo reduzir de fato os impostos fazendo com que os preços de computadores e tablets caiam para o consumidor final, pode estar perto o dia em que haverá ao menos um computador na casa de cada brasileiro.

Nenhum comentário: