Sabe quais são as três marcas mais valiosas do mundo? Segundo o BrandZ, relatório que a empresa de pesquisa Millward Brown divulgou hoje de manhã, são, pela ordem, a Apple, o Google e a IBM.
Esse ranking é formado a partir de mais de um milhão de entrevistas com consumidores de todo o mundo e também considera o desempenho financeiro das empresas. De certa forma, ele retrata as mudanças de mercado nos últimos tempos. Prova disso é que as 3 primeiras colocadas pertencem ao universo da tecnologia - apenas em quarto lugar aparece uma empresa tradicional, o McDonald’s. Quer mais exemplos? A marca que mais se valorizou do ano passado para este foi o Facebook e segundo a lista, a marca Amazon, que faz vendas pela internet, já vale mais que a do Walmart, maior varejista do mundo. Ou seja, empresas de tecnologia estão por cima da carne seca.
O BrandZ também mostra a evolução do bloco emergente: 19 das 100 marcas mais valiosas do mundo são de países do BRIC - Brasil, Rússia, India e China. As 3 marcas brasileiras classificadas entre as 100 mais valiosas são Petrobrás, que ficou em 61o lugar, Itaú, em 90o lugar, e Bradesco, na 98a colocação. Também tiveram bom desempenho, embora ficassem fora da lista dos 100 mais, outras marcas nacionais, como Skol e Brahma, que estão entre as 10 marcas de cerveja mais valiosas do mundo e Natura, uma das 10 maiores marcas globais de cuidado pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário