O brasileiro adora chocolate. Para você ter uma ideia, levantamento do Target Group Index, pesquisa sobre consumo que o Ibope faz em todo o país, sugere que dois em cada três brasileiros não passam uma semana sem comer chocolate. E o hábito é bem democrático - nas classe D e E o consumo frequente de chocolate chega a 57%.
As mulheres gostam ainda mais de chocolate que os homens. O índice das moças que comeram chocolate na semana anterior à pesquisa é de 71%, enquanto o dos rapazes fica em apenas 61%. Do ponto de vista regional, os maiores fãs de chocolate no país são os curitibanos (73%) e os paulistanos (71%). No meu Rio de Janeiro, veja você, somente 63% tinham comido chocolates na semana pesquisada.
Apesar da imensa variedade de novos formatos e sabores, os brasileiros continuam preferindo o formato de ovo e o chocolate ao leite - nada menos que 85% dos ovos vendidos no ano passado eram deste sabor.
As expectativas da indústria e do varejo para este ano são boas, com base na evolução da compra de ovos de Páscoa nos últimos anos. Em 2009, 38% dos lares brasileiros tinham comprado ovos, segundo levantamento da Nielsen. Já em 2010 esse percentual subiu para 49%, ou seja, praticamente a metade das nossas famílias. Isso é reflexo, claro, da melhora no poder aquisitivo da população. Outra consequência do bom momento da economia é o aumento na preferência por ovos maiores e mais caros - embora 40% dos itens vendidos no ano passado tivessem até 200g, o maior percentual de crescimento foi entre produtos de 400 a 500g. Além disso, ovos com brinquedos contribuíram com 41% do valor faturado pelo comércio em 2010.
Para terminar, a Nielsen mostrou ainda que os consumidores preferem fazer suas compras nesta época em supermercados grandes, onde encontram maior variedade e ofertas - 72% das vendas no ano passado foram feitas em lojas com mais de 10 caixas.
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