quarta-feira, 13 de abril de 2011

Indústria nacional de brinquedos responde por apenas 45% do mercado brasileiro

Comeca hoje, em São Paulo, a 28a edição da Abrin - Feira Brasileira de Brinquedos, que é o principal evento da indústria nacional. São esperados até sábado 25 mil visitantes profissionais, ou seja, gente que vai até lá para conhecer as novidades e abastecer seus negócios. Para você ter uma ideia da importância dessa feira, basta dizer que 1/3 do volume total das vendas da indústria nacional de brinquedos acontece durante o evento.

Essa indústria, que no ano passado já tinha crescido 11% sobre 2009, espera em 2011 aumentar o faturamento em mais 15%. Nos próximos anos, o objetivo é reconquistar espaço e chegar a 70% de participação no mercado brasileiro de brinquedos. É isso mesmo, hoje, a nossa indústria responde por apenas 45% dos brinquedos que abastecem as lojas de norte a sul do país. A maioria dos produtos são importados, especialmente vindos da China.

Para equilibrar o jogo, os fabricantes estão, de um lado pedindo ao governo a adoção de algumas restrições e exigências aos importados e de outro tentam caprichar na eficiência e nos lançamentos. Só nessa edição da Abrin, que começa hoje, serão apresentados ao mercado algo em torno de 1.500 novos produtos de todos os tipos - brinquedos tradicionais, educativos, pedagógicos, eletrônicos, pelúcias e fantasias, entre outros. Dá para dizer, com certeza, que os fabricantes nacionais não estão aí de brincadeira. :-)

Nenhum comentário: