sexta-feira, 8 de abril de 2011

Marcas regionais crescem mais rápido que as nacionais no cobiçado mercado nordestino

A ABAP - Associação Brasileira das Agências de Publicidade promoveu em Salvador, semana passada, o evento “Nordeste, a Bola da Vez”, para evidenciar a importância que essa região vem ganhando depois da consolidação da Nova Classe Média Brasileira. E olha, os números são mesmo impressionantes. Se o varejo brasileiro cresceu 10,9% no ano passado, segundo o IBGE, o comércio nordestino avançou mais de 12%. E tem mais - enquanto o PIB nacional subia 7,5% em 2010, o do Nordeste aumentava 8,3%. Isso tudo, em função do aumento dos investimentos públicos e privados na região e também por conta da ajuda dos programas sociais na renda da população. O resultado foi a elevação do poder de compra dos consumidores neste que ainda é o território mais pobre da nação.

É natural que a maior parte destes consumidores ainda privilegie preço e promoção no supermercado. Porém, segundo dados da Nielsen, cada vez mais produtos de alto valor agregado encontram espaço na lista de compras nordestina. Whisky, por exemplo, é a 15a categoria mais vendida na região. No Brasil fica em 35o lugar. O pequeno varejo também ganha do grande no Nordeste.

Para terminar, um destaque para as marcas regionais, que crescem acima da média no Nordeste em função dos seus preços, embalagens e distribuição mais adequados. O que reforça a ideia de que só agora as marcas nacionais começam a perceber que, de fato, o Nordeste é a bola da vez do consumo nacional.

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