quinta-feira, 7 de abril de 2011

Entrar na faculdade é uma das maiores conquistas dos jovens brasileiros. Mas só 10% deles chegam lá.

Para os jovens universitários brasileiros, de 18 a 25 anos, o rito de passagem definitivo da adolescência para a vida adulta é ser aprovado no vestibular e poder ingressar em uma faculdade. Isso é mais marcante para eles, por exemplo, do que dar início à vida sexual ou sair da casa dos pais. Por isso mesmo, faz todo sentido que 8 em cada 10 jovens encarem a entrada na faculdade como uma das suas maiores conquistas.

Quem descobriu tudo isso foi a Namosca, uma agência especializada em comunicação e marketing para jovens, que conversou com 729 estudantes das principais universidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador.

Outro dado interessante desse levantamento é o que mostra que os estudos são uma grande prioridade na vida para essa garotada, atrás apenas da família. Bom sinal. Isso confirma dados de outras pesquisas onde aparece claramente a estreita relação que os brasileiros hoje fazem entre educação e bom desempenho profissional. Mais uma prova disso é o fato de que 77% dos entrevistados não querem parar na graduação - pretendem continuar estudando mesmo após a formatura. Porém, apenas 12% dos universitários brasileiros pesquisados topariam mudar de cidade para entrar numa faculdade.

Pena que somente 10,6% da população brasileira, segundo o IBGE, tenha acesso a esse privilégio que é cursar o ensino superior no Brasil.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu, como jovem, devo admitir que passar no vestibular não é que seja uma prioridade, é necessidade. Se 77% dos entrevistados afirmaram que não parariam na graduação é porque eles têm consciência de que o mundo hoje não é fácil.
Por isso, antes mesmo de pensarem em família, priorizam os próprios currículos, porque, se não o fizerem, não poderão sobreviver sob a mesmas condições sócio-econômicas de hoje.
Isso deixa claro que, se apenas 10% da população têm acesso à universidades, que é pré-requisito na atual competividade laboral, outros 90% viverão fazendo malabarismos inacreditáveis para o resto de suas vidas. Lamentável...




ótimo blog!