quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Quantidade de brasileiros com aplicações milionárias cresceu 11% em 2010

Quando a gente fala sobre o progresso econômico do país nos últimos anos, vem logo à mente o crescimento dessa enorme e promissora Nova Classe Média Brasileira, formada principalmente por pessoas de Classe C. De fato, a Classe C, que representava cerca de 1/3 da população em 1992, engordou - no final de 2010, simplesmente a metade dos habitantes do nosso país pertenciam à esse extrato sócioeconomico.

Porém, é um engano achar que apenas a classe média aumentou de tamanho em função dos bons ventos da economia. Na verdade, toda a pirâmide social melhorou de vida, inclusive os mais endinheirados. Quer um exemplo? Estudo divulgado essa semana pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados de Capital, a Anbima, revelou que a quantidade de pessoas com aplicações em banco iguais ou superiores a R$ 1 milhão cresceu 11% de 2009 para 2010. Estamos falando de pouca gente, cerca de 63 mil pessoas ou 0,03% da população do país. Mas esse punhado de milionários é suficiente para movimentar o mercado de luxo no país.

O levantamento também confirma que São Paulo é o lugar do dinheiro aqui no Brasil: nada menos que 55% dessas aplicações estão neste que é o maior estado da federação. Em segundo lugar vem o Rio de Janeiro, com 18% e longe aparecem em 3o lugar Minas Gerais e Espírito Santo, com quase 6%.

Nenhum comentário: