quarta-feira, 8 de setembro de 2010

PNAD 2009 | Renda cresceu 20% em 5 anos, mas analfabetismo ainda é alto no país

O IBGE divulgou hoje os dados da PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios referente ao ano de 2009. Além das informações que já publiquei no Blue Bus (leia aqui), os resultados mostraram ainda que a renda média familiar brasileira cresceu 19% na comparação com a de 2004, chegando a R$ 2.085. Já os ganhos dos trabalhadores subiram 20% em 5 anos, o que é muita coisa. Outro dado importante foi o aumento na proporção de trabalhadores formais, que chegou a praticamente 60%. Com carteira assinada o brasileiro se sente mais seguro e possui mais facilidade de efetuar compras a crédito, o que acaba ajudando o comércio.

Alguns números ruins do ano passado, como o crescimento da taxa de desocupação, que chegou a 8,3%, já foram revertidos no começo de 2010. O desemprego, segundo os dados mais recentes do próprio IBGE, recuou para 6,9% em julho. Mas ainda temos muito o que caminhar. Embora a escolaridade do trabalhador brasileiro esteja melhorando, o analfabetismo ainda é inaceitável. Não dá para achar normal que quase 10% da população seja analfabeta em pleno século 21. Eu estou falando de mais de 14 milhões de brasileiros. Para piorar, outros 20% são considerados analfabetos funcionais, ou seja, sabem escrever o nome e frases simples, mas não compreendem perfeitamente a escrita. A soma de analfabetos com analfabetos funcionais chega a 30% dos habitantes do país. Por outro lado, 43% da população ocupada possui hoje ao menos o ensino médio, percentual que era de 33,6% em 2004. E os trabalhadores com nível superior completo passaram de 8% para 11% em 5 anos.

Com relação ao perfil da população, a PNAD revelou que não somos mais um país de jovens, como no passado. Cerca de 54% da população possui hoje mais de 25 anos. Também aumentou a quantidade de pessoas maduras – no ano passado, 11% dos brasileiros tinham 60 anos de idade ou mais. Em 2004 esse grupo representava apenas 9,7% do total.

Do ponto de vista da composição das famílias, 46% dos brasileiros são casados e 43% solteiros. Curiosamente, quem puxou para cima esse percentual de casados foram as regiões Sul e Sudeste. No Norte, Nordeste e Centro Oeste ainda há mais solteiros do que casados. Mais um aspecto interessante – já chega a 12% o total de domicílios brasileiros com um único morador. Ao mesmo tempo, está caindo ano apos ano a quantidade de lares com 5 ou mais moradores, o que é um bom sinal de que mais pessoas estão conseguindo comprar ou alugar sua própria casa.

Nenhum comentário: