quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Mais brasileiros deixam de lavar roupa suja em casa

Sabe aquele ditado que diz que roupa suja se lava em casa? Pois é, aos poucos isso vai mudando. Pelo menos no Brasil, cada vez mais roupa suja se lava é na lavanderia. Quem garante é a ANEL - Associação Nacional das Empresas de Lavanderias, que aposta em um crescimento do setor de 25% nos próximos 5 anos.

Para você ter uma idéia da velocidade com que avança esse mercado, basta dizer que existem hoje em todo o país cerca de 5.500 lavanderias domésticas, um aumento de 30% em comparação com o total de lojas existentes 5 anos atrás. Isso sem falar nas 900 lavanderias industriais, que também crescem rapidamente por conta da expansão no Brasil de negócios como hotéis e hospitais. O faturamento anual do setor é de R$ 2,85 bilhões, segundo a ANEL.

O ritmo corrido da vida moderna, que impulsiona negócios relacionados com a conveniência, e o aumento da quantidade de pessoas morando sozinhas são fatores que ajudam a explicar o sucesso atual das lavanderias. Além disso, o bom momento da economia está trazendo novos consumidores da classe media para este serviço. Já chega a 30% o percentual de clientes das lavanderias brasileiras que pertencem às classes C e D. Segundo Paola Tucunduva, presidente da ANEL, os preços das lavanderias, descontada a inflação, caíram nos últimos anos, o que acabou incentivando mais gente a lavar roupa suja fora de casa.

Nenhum comentário: