sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Manda quem pode: pesquisa mostra que 70% dos executivos brasileiros são autoritários

Você já teve algum chefe autoritário, daqueles que não ouvem ninguém e só gostam dos que concordam com ele? Ou, talvez, quem sabe, tenha um cliente exatamente assim?

Pois é, apesar dos especialistas afirmarem que novos conceitos de liderança estão em evidência e da maioria dos executivos dizer que pratica a política de portas abertas, aquela em que todas as opiniões são bem recebidas, na prática a realidade é outra. Pesquisa desenvolvida pela professora Betânia Tanure, da PUC de Minas Gerais, mostrou que de 0 a 100 o índice de autoritarismo nas relações de trabalho no Brasil é de 75. Ou seja, muito alto. Isso não é de hoje. Ainda segundo Betânia, há 30 anos o índice era 69.

O estudo mostrou que nada menos que 70% dos executivos brasileiros admitem que são autoritários e atuam em um ambiente de concentração de poder. Desse grupo, apenas 32% querem perder essa característica. Isso significa que quase 4 em cada 10 dirigentes acreditam na velha máxima do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”.

Diante disso, não surpreende a alta rotatividade entre gerentes, especialmente os mais novos e talentosos, que saem um busca de melhores salários e ambientes de trabalho, e também o nível de subserviência de muitos fornecedores em relação a seus clientes. Para ganhar mais competitividade, as empresas brasileiras precisam se livrar deste traço autoritário da sua cultura corporativa.

Nenhum comentário: