quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Brasileiros estão endividados, mas felizes. Dados são do IPEA.

Com a economia estável e a confiança nas alturas, o consumidor brasileiro não se aperta quando quer comprar alguma coisa e não tem dinheiro no bolso. Ele simplesmente usa o crédito. Prova disso são os dados divulgados esta semana pelo IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, que mostram que nada menos que 54% das famílias brasileiras estão endividadas. Somente 11% delas, porém, declararam estar muito endividadas.

Endividamento não é exatamente um problema. Assumir compromissos para comprar uma casa, um carro, geladeira ou computador não tem nada de mais. A coisa complica quando as pessoas não conseguem honrar os compromissos.

Em todo o país, cerca de 20% das famílias estão com dívidas em atraso. Mas 60% dessas pessoas disseram que vão conseguir sim pagar o que devem total ou parcialmente no próximo mês. Ou seja, não há motivos até agora para pessimismo.

Bem ao contrario, os brasileiros estão é esbanjando otimismo. Agora em agosto, por exemplo, um impressionante percentual de 73% dos entrevistados pelo IPEA disseram que estão melhor financeiramente do que estavam um ano atrás. E 58% acham que a coisa vai melhorar ainda mais nos próximos 12 meses.

Isso, evidentemente, só ajuda a vender mais produtos e serviços, especialmente os mais caros. Para você ter uma idéia, 53% das famílias consultadas nesta pesquisa acham que a hora de comprar bens duráveis é agora.

Nenhum comentário: