quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Impulsionados pela Copa do Mundo, investimentos em mídia cresceram 30% no 1o semestre

O mercado publicitário brasileiro está rindo de orelha a orelha com os resultados deste primeiro semestre de 2010. Impulsionado pelo mega evento que foi a Copa do Mundo, o faturamento de mídia das nossas agências aumentou praticamente 30% nesta primeira metade do ano, já descontadas as negociações. Isso significa uma arrecadação de R$ 12,5 bilhões, cerca de R$ 3 bilhões a mais que a de 2009. Os dados foram fornecidos pelos próprios veículos de comunicação e fazem parte do Projeto Inter-Meios, coordenado pelo Grupo M&M.

Quem mais cresceu foi a TV aberta, que faturou mais 37,6% na comparação com o primeiro semestre de 2009. Isso significa que 64% de todas as verbas dos anunciantes foram para esse meio no período. A internet e a TV por assinatura também se beneficiaram muito do torneio na África do Sul - ambas aumentaram suas receitas em 37%.

Mas outras mídias, como cinema, revistas, mídia exterior e o rádio também faturaram mais neste começo de 2010. Quem cresceu menos foram os jornais, que elevaram suas vendas publicitárias em apenas 8%. Os guias e listas, estes sim tiveram desempenho ruim, e viram seu faturamento recuar em 9,5%.

Os números são muito bons e explicam em boa parte porque os grandes grupos internacionais estão de olho aberto para as oportunidades de crescimento no nosso mercado.

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