quinta-feira, 13 de maio de 2010

RP 2.0 - marcas ganham novas ferramentas de monitoramento na web

Nessa 4a feira IBOPE Mídia e IBOPE Nielsen Online convidaram representantes das principais agências, anunciantes e veículos nacionais para apresentar duas ferramentas de mensuração de mídias sociais: o BuzzMetrics e o VideoCensus.

O evento, que foi realizado no Hotel Unique, em SP, começou com uma irreverente análise do comportamento dos usuários de mídias sociais hoje, feita pelo psicanalista Contardo Calligaris. Na sequência, a vice presidente do BuzzMetrics, Lydia Worthington, explicou que a ferramenta, usada por 18 dos top 20 anunciantes do mundo, ajuda a entender as percepções dos consumidores online e também seu poder de influência. Nesse primeiro momento o BuzzMetrics vai cobrir mais de 4,5 milhões de blogs, 70.000 fóruns e 50 milhões de comentários em língua portuguesa, permitindo identificar quantas vezes empresas, marcas, produtos, campanhas ou eventos foram citados em redes sociais, blogs, microblogs, fóruns, vídeos e conteúdo online de mídias tradicionais.

O IBOPE também lançou o VideoSensus, ferramenta para analisar o desempenho dos vídeos e anúncios, com foco no comportamento do usuário. Agora sites e produtores de conteúdo podem ter em mãos uma análise qualitativa e quantitativa do acesso ao seu conteúdo na web.

A iniciativa do Ibope reflete a preocupação das empresas em monitorar as discussões no território livre da Internet para poder enfim praticar o RP 2.0.

(apuração e texto de Camila Potenza/BrandWorks)

Nenhum comentário: