sexta-feira, 14 de maio de 2010

Admongo

Várias empresas, em diversas partes do mundo, estao aderindo à ideia de restringir ou até eliminar a publicidade dirigida às crianças. Porém, alguns governos pensam que só isso nao seria suficiente para proteger nossos filhos da poderosa influencia da propaganda e resolveram investir em educacao.

Um bom exemplo está sendo dado pelos Estados Unidos. Com a ajuda de cartilhas, cartazes e até um site na internet, o Birô de Proteção ao Consumidor de lá pretende explicar para os pequenos como funciona a publicidade. As crianças sao apresentadas a anúncios de produtos fictícios e devem responder basicamente a tres perguntas: quem é o responsável por este anúncio? O que essa propaganda está realmente querendo dizer? E o que esse anúncio quer que você faça?

O objetivo do Birô é ajudar as crianças a entender o mundo comercial onde vivem, sugerir que fiquem alertas e pensem de forma crítica sobre a publicidade que assistem. As peças de divulgaçao da campanha do governo americano estao sendo distribuídas em escolas de todo o país.

Essa é uma boa idéia. Em lugar de simplesmente proibir a propaganda, o que é cada vez mais difícil, tendo em vista a quantidade de apelos visuais aos quais estamos expostos, os americanos tentam dar aos seus pequerruchos instrumentos para criticar o que veem. Se voce quiser dar uma olhada no site do governo americano, o endereço é www.admongo.com.

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