segunda-feira, 3 de maio de 2010

Produtos Piratas

Dados da IFPI, associação que representa as maiores gravadoras do mundo, mostram que Brasil, Espanha e França são os três países que mais sofrem com a pirataria de música. Por isso mesmo, entre 2005 e 2009 as vendas da indústria fonográfica brasileira caíram cerca de 40%. Para você ter uma idéia, as 5 maiores gravadoras do país lançaram em 2008 apenas 67 novos álbuns, contra 625 lançados dez anos atrás.

E as perspectivas são ainda piores. Pesquisa da Quorum Brasil revela que 90% dos paulistanos já compraram produtos piratas, principalmente CDs e DVDs. E o pior – 68% das mulheres e 59% dos homens em São Paulo já incentivaram outras pessoas a fazer o mesmo. Não é a toa que 79% dos moradores de São Paulo pertencentes à Classe C, aquela que mais cresce no país, acha que o mercado de falsificados vai aumentar ainda mais.

Quase 4 entre 10 entrevistados na pesquisa culpam o governo pelo crescimento desse mercado clandestino. Tem ainda 1/3 que acha que o problema é das empresas. Ou seja, a maior parte dos compradores de produtos falsos nao pensa que está fazendo algo tão errado assim.

Além de CDs e DVDs, os brasileiros também costumam levar para casa óculos, roupas, bolsas, relógios e tênis piratas, movidos pelo desejo de exibir boas marcas. Todas essas pessoas acabam contribuindo para os prejuízos da indústria e para os lucros do crime organizado.

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