quarta-feira, 7 de abril de 2010

Varejo e internet não podem mais viver um sem o outro

A penetração da Internet tem crescido rapidamente em nosso país. Para você ter uma idéia, em 5 anos, subiu de 30% para 47% o percentual de lares com acesso à web, segundo dados divulgados ontem pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (cgi.br). Por isso mesmo, é natural que o ecommerce também avance por aqui. Ainda de acordo com o CGI, cerca de 20% dos internautas brasileiros já compraram algum produto ou serviço na web. Porém, para conquistar de vez corações e mentes dos nossos consumidores, o varejo online vai precisar vencer resistências bem arraigadas.

Dentre as pessoas que acessam a internet e nunca fizeram uma compra sequer, 26% alegam o medo de fraudes e preocupação com a privacidade. Desconfiança com o prazo de entrega e o estado em que vai receber o produto são razoes para que 22% fiquem longe das lojas virtuais. Mas o principal obstáculo, mencionado por 56% dos entrevistados, é o gosto de ver, tocar e comprar pessoalmente os produtos.

Mas se as empresas acham que por isso podem dar as costas para a internet, elas estão redondamente enganadas. Mesmo os que nao compram, usam a web como instrumento de pesquisa de preços. Nada menos que 52% dos internautas fazem isso. Na classe A esse índice chega a 84% e na classe B fica em 70%. Em resumo, varejo e internet nao podem mais viver um sem o outro.

Um comentário:

Estava Perdida no Mar disse...

Olá. Gostaria de lhe entrevistar para uma matéria sobre e-commerce. Tentei ligar, mas acho que já não estavas mais no escritório. Por favor, me mande um mail no endereço: jaqueporto@gmail.com.
Abraços