Em 2009 o faturamento do varejo brasileiro cresceu 10%. Um segmento, porém, vendeu bem mais. Foram as franquias. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, as receitas médias das redes franqueadas foram 14% superiores às de 2008. Em alguns setores, como o de calçados e acessórios, o crescimento passou de 42%.
Porém, nem tudo são flores no mundo das franquias. Pesquisa realizada pela Gouvêa de Souza e pelo Grupo Bittencourt mostrou que os resultados poderiam ser ainda melhores se franqueadores e franqueados estivessem mais bem sintonizados.
Por exemplo, 76% dos franqueadores entrevistados neste estudo disseram que sim, ministram treinamento e capacitação continuamente. Porém, somente 39% dos franqueados pensam da mesma maneira. Tem mais – 70% dos franqueadores afirmaram possuir sistema de avaliação de resultados, mas apenas 34% dos franqueados concordam com isso. Esses são apenas 2 exemplos. A pesquisa está repleta de situações onde as percepções de uns e de outros divergem completamente.
Isso acontece porque, de um lado, muitos franqueadores ainda encaram seus parceiros como simples canais de distribuição de produtos. E de outro franqueados carregam expectativas exageradas em relação às marcas que representam.
A íntegra da pesquisa será apresentada na próxima 3a feira, em São Paulo, no 1o Fórum Internacional de Redes de Franquias e Negócios. Para participar do evento, visite www.forumdefranquias.com.br.
Um comentário:
Gostei muito da matéria! Parabéns! Só acho que a busca pelo "Mar de Rosas" numa franquia só é realmente produtiva quando se investe em preparo e se estuda o mercado... só assim, creio eu, é possível prosperar em um negócio... quem fica parado "esperando" algo acontecer, com certeza vai se decepcionar... o fato de se investir em uma franquia não é sinônimo de enriquecimento, mas sinônimo de muito mais trabalho...
E pra quem procura fazer baixo investimento em uma ótima franquia e tem vontade de fazer acontecer, indico o site da NW Mídia: http://nwmidia.com.br/franquia-marketing-digital . O pessoal de lá tem muito conhecimento na área de Marketing Digital e experiência de mercado.Estão compartilhando este conhecimento e podem tanto tirar dúvidas, como apresentar ótimas oportunidades de investimento! Recomendo!
Postar um comentário